quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Às Escolas o que é das Escolas, às famílias o que é das famílias!

Quando os professores, e também as professoras, acham que os pais devem manifestar a forma como cuidam dos seus filhos e se preocupam com eles, acompanhando-os nos trabalhos de casa passados pela Escola, fazem circular mensagens na Internet como esta ...


Bem sei que a tarefa, que, segundo o mail que me chegou, deu origem a esta mensagem era um problema muito simples, mas por que raio têm os pais a obrigação de acompanhar os filhos na realização dos TPC?

Não terão os pais outras coisas, muito mais importantes para fazer no acompanhamento dos seus filhos? Dar-lhes atenção contando-lhes histórias, envolvendo-os nas tarefas do quotidiano, passeando com eles ou visitando familiares, partilhando com eles os tempos de descanso e lazer? Ajudando-os a construir os seus projectos de vida, conversando com eles sobre o que mais gostam de fazer e sobre o seu futuro? E, ainda, proporcionando-lhes experiências diversas: deixá-los brincar sózinhos com os amigos, de forma não organizada; também experiências artísticas ou desportivas (e há imensas por esse país fora); viver junto da natureza - acampando, passeando, indo à terra, ... acampamentos, campos de férias, idas à praia, ...
A conversa sobre a importância da Escola pode ser um bom ponto de partida... sobre a sua própria relação passada com Escola ... as diferenças entre as Escolas de ontem e as Escolas de hoje ...

Continua a haver um enorme mal entendido nesta relação das Escolas com os Pais ou Encarregados de Educação: à Escola o que é da Escola, às famílias o que é das famílias.
Mesmo havendo o dito TPC, não seria suposto que uma tão simples tarefa fosse realizada de forma autónoma pelo aluno? Se calhar até era isso o pretendido, mas o aluno, como forma de ter a atenção do pai, foi pedir-lhe uma pequena ajuda ... Podemos depois imaginar múltiplos cenários sociais ... uma grande diversidade de situações, das social e culturalmente mais favorecidas, às mais desfavorecidas ... questões que estão completamente fora do domínio de intervenção da Escola e que podem desencadear uma mensagem como esta ...

O que me incomoda é haver tantos professores, e todos já nos temos cruzado com alguns, que consideram os pais responsáveis pelos trabalhos de casa dos filhos. E quando tal não acontece, acham que os pais não têm nenhum interesse pelos percursos escolares dos respectivos filhos. Há mesmo muito pai e muita mãe por aí que assumiram completamente este papel e que passam horas a fio, diariamente, numa luta desalmada com os filhos, por causa dos ditos TPC, como se não houvesse mais nada que pudesse ser motivo de relação e de conversa entre pais e filhos, nos exigentes quotidianos que todos levam.

Como poderão assim transmitir-lhes o gosto pela vida?

Também os pais precisam de ajudar os filhos a criar os seus próprios espaços de vida: o que se passa na Escola é assunto da Escola, o que se passa em casa é assunto de casa. Claro que ambos os lados devem comunicar e estar atentos ... não podem é confundir papéis!

Esta confusão resulta da grande pobreza cultural e comunitária em que se vive hoje. Esperemos que melhores dias aí venham.

P.S. - Nunca me preocupei com os TPC das minhas filhas. Lá em casa isso foi sempre considerado como um assunto entre elas e a Escola, num espaço progressivo de autonomia que é preciso ajudar a construir. Quando elas me vinham pedir ajuda, aí a conversa era outra, e claro que ajudava com todo o gosto, mesmo que estivesse cansada.

[Muito obrigada a quem me fez chegar esta mensagem e me deu ocasião para escrever sobre algo que há muito me vem preocupando!]

1 comentário:

zurrapinha disse...

Obrigada pelo teu P.S. pensava que era um bicho raro... mas afinal somos pelo menos duas! beijinhos