terça-feira, novembro 18, 2008

Os Jesuitas e os Professores ... (Sec. XVI) ... nem de propósito!

Uma selecção de texto impressionante pela sua actualidade ...

Dá que pensar a todos os envolvidos nesta contenda ...

Não se pode deixar de referir que somos um país da tradição da contra-reforma (na qual os Jesuítas tiveram um papel significativo), em que ao contrário do que acontecia nos países da Reforma, os de tradição protestante, a Biblia só podia ser lida e interpretada pelos "iluminados", pelo que só esses precisavam de aprender a ler e a escrever.

Apesar de todos os esforços dos movimentos republicanos, o tempo da ditadura representou mesmo um grande retrocesso no que se refere ao acesso à escola e aos seus saberes. Depois de vários recuos e avanços, só com a Primavera Marcelista a escolaridade obrigatória foi estendida ao 6º ano de escolaridade e foi já depois do 25 de Abril de 1974, que ela foi alargada ao 9º ano. Foi aí que começou a verdadeira democratização do acesso à Escola, da construção de um outro sistema educativo, com todas as vantagens e problemas que são hoje conhecidos.



http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2008/11/no-s%C3%A9c-xvi-os-professores-eram-mais-considerados-at%C3%A9-pela-companhia-de-jesus.html

Sem comentários: