segunda-feira, janeiro 28, 2013

"Como nos vamos mascarar?" ou a "criação conjunta" entre professora e alunos


Adoro festas, a boa disposição, no que incluo as brincadeiras do Carnaval: fazem-me voltar à minha infância, ao mágico da fantasia, da imaginação, das brincadeiras e das partidas inofensivas anónimas, ao riso ingénuo e despreocupado, só pelo prazer de rir. A criança que trago em mim, volta a sentir-se feliz!!

Preparava-me para começar a pensar no Carnaval com os meus alunos sobre as várias histórias que temos lido e a viagem fantástica, a "viagem imaginária" (como eles gostam de dizer), que temos feito, quando soube que lá na escola, cada turma, no desfile da escola, se mascara de acordo com o tema respetivo. No nosso caso (o 1.º D), a viagem de Vasco da Gama.

Tenho andado a dar voltas à cabeça para ver que proposta haveria de fazer aos meus alunos e aos seu pais, de modo a nos divertirmos e a não gastar muito dinheiro, nem a dar muito trabalho. Não me surgia nada de muito inspirador.

Tal como já tenho feito noutras situações parecidas, resolvi colocar a questão aos meus alunos - estamos a duas semanas do Carnaval e é preciso "deitar mãos à obra". Hesito sempre em lançar este desafio a mim própria: "são meninos do primeiro ano, ainda novinhos, ..." - o desafio de ouvir os meus alunos e nos deixarmos inspirar, uns aos outros com as ideias e imagens que vão sendo lançadas no grupo (tipo "brainstorming" ou tempestade de ideias). Mas quando o faço e deixo que a conversa e as ideias vão desfilando, saio sempre surpreendida e feliz com os resultados.

Foi o que aconteceu ontem (25 / 1 / 2013): expliquei-lhes como costumava ser o Carnaval na escola, que nos deveríamos cingir à viagem de Vasco da Gama, à história que já conheciam, e começaram a nascer as ideias do que se poderão mascarar. Foram várias as ideias lançadas, desde os piratas ao samurim de Calcute, aos marinheiros e gurmetes, passando pela população da Índia (sobretudo a pensar nas meninas) que recebeu o Vasco da Gama na Índia, até ao próprio Vasco da Gama, ... Não é fantástico? .... :-)

Ficaram de pensar no fim-de-semana no que querem mascarar-se este ano, depois de voltarem a ver a história do Vasco da Gama, que está no blog. Na segunda feira, vamos então fazer a lista do que cada um se vai mascarar. Fiquei descansada e muito mais confiante na capacidade dos meus alunos, mesmo que pequeninos. Alguma coisa vai daqui sair, certamente.

1 comentário: