Alerta da OCDE: «Avaliar não é só dar notas ...»
 
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Reprovar
 um aluno não é sinal de exigência e nem indica qualidade do ensino. 
"Uma coisa não tem a ver com a outra", garante Paulo Santiago, 
coordenador do mais recente relatório da OCDE sobre políticas de 
avaliação no ensino em Portugal.  
 
A 
avaliação feita pelos professores aos alunos está "demasiado concentrada
 na nota, no exame, e mesmo a aprendizagem nas aulas concentra-se na 
prática para o exame". Enquanto a avaliação dos professores está "muito 
mais focada no aspeto de progressão na carreira do que propriamente na 
parte de envolvimento profissional e melhoria da prática docente". A 
leitura é de Paulo Santiago, analista principal na Direção da Educação 
da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que 
coordenou o estudo esta semana divulgado. 
 
 
 
          
      
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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