domingo, junho 20, 2010

José Saramago - Nobel da Literatura (1922 - 2010)


Foi aqui, na Casa do Alentejo, que pela última vez vi José Saramago ao vivo. Foi já há dois anos, numa mesa redonda organizada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e a Paz no Médio Oriente, em Novembro de 2008. Hoje, quando dei por mim, lá estava a jantar com amigos. Foi com alguma comoção que reparei nesta coincidência. Haverá coincidências? Estávamos ali a jantar e a homenagear esse grande escritor da nossa pátria, a língua portuguesa.

Vê-lo e ouvi-lo, ao vivo, sempre me tocou profundamente. Pela sua generosidade, pela sua genuína adesão às causas dos Direitos Humanos, pela forma como falava das suas origens e dos seus avós, pela forma como era, um SER - com letra grande. Há também livros seus que me deliciaram e marcaram como o "Memorial do Convento" e "Todos os Nomes". Muitos que ainda não li, outros em que não consegui se quer entrar, como o "Ensaio sobre a cegueira" ...

Sentiremos muito a sua falta, mas é assim mesmo a Vida ... e a dele foi extraordinária! ... como são as nossas, cada uma à sua maneira!

Sem comentários: