sexta-feira, julho 03, 2009

Acesso ao «Conhecimento» no Portal das Escolas do ME

Acabo de enviar esta mensagem para que me seja dado acesso ao Portal das Escola, mas comecei a interrogar-me sobre esta necessidade ...

O significa este "fechamento" do Portal das Escolas?

Será ele revelador de uma desconfiança e incredulidade no trabalho dos professores e nos recursos que eles possam vir a produzir e a partilhar?

Será que se quer pôr de parte todo o trabalho e todo o know-how até agora adquirido no que diz respeito à utilização educativa das TIC por parte de investigadores e formadores de professores?

Por um lado defende-se acerrimamente a liberdade de escolha e a liberdade de acesso, por outro condiciona-se e mostra-se medo perante tão amplas liberdades ... como educar para a liberdade se esta não puder ser experienciada ou vivida?

Esta situação lembra-me os paradoxos da «inclusão» e da «cidadania», caracterizados por Valero e Skovsmose (2002): por um lado pretende-se incluir todos, mas por outro exclui-se e separa-se; por um lado muitos discursos públicos e políticos referem a importância da educação para as mudanças sociais e para a vida em sociedade, mas outro lado são tomadas medidas que se orientam no sentido da conformidade social e da adaptação dos indivíduos ao que existe.

Há algo neste tipo de políticas e decisões que não consigo compreender ...

......................................................

Mensagem enviada ao «Portal Escolas»

Exms Sr.s

Sou professora o 1ºCEB, mas actualmente encontro-me na situação de bolseira de investigação com o projecto aprovado pela FCT e pelo ME.

Como o trabalho de investigação que estou a desenvolver se prende com a aprendizagem na construção de redes sociais com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação e como pretendo trabalhar com com colegas professores do 1ºCEB, muito gostaria de ter a possibilidade de me registar no Portal das Escolas.

Esta solicitação tem como finalidade promover a utilização deste Portal por parte dos professores com quem vou trabalhar e também poder contribuir para o mesmo com o «know-how» que fui acumulando ao longo dos últimos 20 anos com a utilização educativa das TIC em contexto de sala de aula, bem como com materiais que foram sendo construídos no âmbito do Projecto que estou a desenvolver.

Esta minha solicitação, bem como a todos os colegas que fazem formação de professores e investigação neste âmbito, torna-se tanto mais premente quanto os resultados dos últimos estudos efectuados a nível europeu demonstram como o trabalho com os professores se revela uma "pedra de toque" para promover uma utilização frutífera das TIC em sala de aula.

Grata pela V. atenção, com os meus mais cordiais cumprimentos,
Margarida Belchior
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Prof.ª do 1º CEB / Primary school teacher
Investigadora CIE - FCUL / Researcher in the Center for Research in Education - Faculty of Sciences, University of Lisbon
Projecto: Aprender - Tecnologia, Matemática e Sociedade / Project: Learn - Technology, Mathematic and Society

Projecto: http://educacao-para-paz.ning.com/
http://www.festivalmundialdapaz.org.br/

Sem comentários: