sábado, junho 06, 2009

Tecendo e construindo ... sonhos ... e outras realidades

Há quem ande a construir quintas e sonhos ...

Projecto D.A.R. à Costa

Há quem ande a tentar outro mundo e outras relações entre as pessoas ... crianças (de todas as idades), jovens, pais, mães, amigos voluntários, ... todos entusiasmados por uma causa maior, a da Paz no Mundo ... Há quem saiba que é possível, apesar de todas as contradições e dificuldades, ir, passo a passo, vivendo e crescendo num mundo onde há lugar para todos e para todas, onde cada um/a pode ter voz, onde cada um/a pode ser "gente" ...




Há quem ande por aí a escrever sonhos em nuvens, a pendurá-las em cabides transformados e mobils, ...

Há quem ande à procura de crianças, pais e de entidades, numa comunidade da periferia de Lisboa, para tecer laços entre todos e construir uma "Quinta de Sonhos".

Uma quinta ou um lugar onde cada criança, independentemente do lugar onde vive, ou onde nasceram os seus pais, possa expressar os seus "sonhos", ... possa construí-los, com os mais velhos, começando por os expressar. As actividades começaram com os educadores, aqueles das instituições (privadas ou públicas) da comunidades que aderiram ao projecto.

O projecto está ainda numa fase de tateamento, de se dar a conhecer aos membros daquela comunidade, e tem como finalidade ajudar as crianças e as suas famílias, na passagem do ensino pré-escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico, através da participação em actividades artísticas e da exploração de livros infantis.

Tem sido um desafio, um processo de aprendizagem, muito interessante e gratificante para a equipa do projecto, para as instituições participantes e também para os participantes nas sessões quinzenais que se têm realizado.



O mundo seria certamente diferente se houvesse mais pessoas a organizarem-se e a quererem aprender umas com as outras, como acontece nestes projectos, nestas actividades e nestas comunidades. É verdade!! ...

O mundo está já a ser diferente!! ... :-) ... o mundo aqui ao lado, mais também o mundo mais longínquo ...

Hoje estive a participar no I Congresso Internacional de Sincronização com o Planeta Terra. Tem sido uma experiência fascinante. Ouvi conferências super-interessantes: desde uma que nos falou do caminho espiritual como forma de reconhecer o caminho que cada um/a pode percorrer para reconhecer a sua missão na terra; outra que nos falou das sincronicidades que na nossa existência surgem para providenciar as nossas necessidades mais elementares, mostrando uma força/energia maior que se encarrega e cuida de tudo e de todos/as; outra ainda que nos falou dos níveis energéticos em que vivemos, como se o nosso corpo e a nossa sensibilidade se expandissem e se contraíssem, em constantes movimentos entre a percepção cósmica e a percepção pessoal, em frequências múltiplas e variadas; outra ainda, numa perspectiva astrológica, alargando a nossa visão e a nossa compreensão dos ciclos cósmicos, tendo como base a interpretação astrológica de fenómenos recentemente estudados por cientistas da actualidade no domínio da física e da astronomia, mas também os conhecimentos ancestrais da civilização maia; por fim uma conferência de um cientista que tem estado atento a estudos em todos os cantos do mundo sobre as transformações solares. Todos eles apontam para que 2012 seja um ano crucial de transformações a todos os níveis no nosso planeta.

Neste congresso foi também dado a conhecer o projecto «ROOM TO READ» - para o qual reverterão os fundos angariados - foi fascinante o que apresentaram.

Aqui ficam alguns videos:



1 comentário:

Bárbara disse...

e é tão bom sonhar, inspirar fundo e realizar. experimentar, experimentar, experimentar...