quarta-feira, novembro 19, 2008

Semana da Palestina

Esta semana têm lugar diversas actividades culturais que chamam a atenção para a situação do povo palestino. Foi em 1947 que as Nações Unidas aprovaram a resolução que previa a criação de dois estados nos territórios da Palestina, o estado judaico e o estado árabe. Depois de 61 anos, esta resolução continua ainda por ser aplicada de forma condigna de modo a que ambos os povos possam levar a sua vida quotidiana de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos - quem fiscaliza a aplicação das resoluções das Nações Unidas? ... a quem serve o Direito Internacional?

A sessão que decorreu esta noite na Casa do Alentejo, em Lisboa, promovida pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, foi muito esclarecedora, tendo contado com intervenções pertinentes e de diferentes pontos de vista de José Manuel Pureza (Direito Internacional), Carlos Carvalho (OIT, sindicalista), Frei Bento Domingues (teólogo) e José Saramago (escritor, Prémio Nobel).

Questões pertinentes: qual vai ser a posição e intervenção do futuro presidente dos EUA, Barak Obama, sobre esta questão? Quando poderá o povo palestino dizer "YES WE CAN"? ...

A não perder: Semana da Palestina - «A Luta e a cultura de um povo»

2 comentários:

CCF disse...

Oh...que pena, bem gostava de ter lá estado, mas mesmo assim gostei de saber!
Beijinho
~CC~

Margarida Belchior disse...

Foi muito, muito interessante! ... Também só soube em cima da hora. Viste o resto do programa?

Bjs