terça-feira, fevereiro 23, 2016

O funcionamento das Lojas do Cidadão ou o autoritarismo administrativo do Estado

Foto de "Dinheiro Vivvo"
E uma reportagem sobre o funcionamento das Lojas do Cidadão e a modernidade administrativa? ... ou manifestações do autoritarismo burocrático-administrativo do Estado com que é preciso acabar, JÁ!!
Estou a acabar de chegar da Loja do Cidadão da Belavista / Marvila, onde fui buscar o meu Registo Criminal. À parte o ter que pagar €5,00, o serviço funcionou muito bem. Não demorei mais de meia hora.
O que não me pareceu nada bem e dará certamente azo a uma bela de uma reportagem jornalística foi a fila que presenciei à porta para tirar senha para o balcão da Seguança Social. Eram cerca das 16h45 e as pessoas estavam à espera que lhes dessem senha para serem atendidas, ou seja, nem senha ainda tinham. Quando cheguei e perguntei se aquela era uma fila para tirar senha, disseram-me que sim, mas que não estavam a dar. Que, para aquele serviço, para se ser atendido no dia em que se precisa, é necessário frequentemente ir para a fila às 7h00 da manhã. Comecei por pensar que era para todas as senhas, para todos os balcões, mas depois resolvi entrar, perguntar num balcão com menos serviço (por acaso o da CML) onde eram as informações - à porta nem um segurança estava ... mas as pessoas continuavam ordeiramente, à espera, que lhes dissessem se ainda iam dar senhas para hoje ou não. Lá apareceu um segurança, lá perguntei qual era a minha senha e balcão. Fui deviamente esclarecida, tartei do que tinha a tratar, mas não posso calar.
Quem ia para o balcão da Segurança Social continuava à espera. Na minha espera percebi, que no balcão da Segurança Social, estavam duas funcionárias a atender e quatro cadeiras vazias ...
Não parece normal que numa Loja do Cidadão - o cúmulo da modernidade administrativa - que tem como horário de abertura as 9h00 da manhã e que encerra às 19h00, às 17h00 já não estarem a dar senhas.
Não será preciso lembrar que quem estava na fila, ordeiramente à espera da sua vez para conseguir uma simples senha, são aqueles cidadãos que mais precisam. Quem lá for, certamente se deparará, com a mesma fila com que me deparei hoje.
Seria muito bom que alguém da comunicação social se interessasse e fosse fazer um reportagem.

Sem comentários: