sexta-feira, novembro 08, 2013

GREVE

- Prevê reduções salariais que, para os professores, se situarão entre os 6% e os 12%?
- Prevê cortes que, a concretizarem-se, provocarão ainda mais desemprego de professores?
- Pretende acabar com as tabelas salariais que constam dos regimes específicos de carreira que o governo quer rever para reduzir?
- Num contexto de redução generalizada em relação à Escola Pública, prevê um aumento do financiamento público para os privados?
- Apesar dos cortes a que a Educação tem estado sujeita nos últimos anos, pretende cortar mais 8,8% nas verbas para a Educação Pré-Escolar e os Ensinos Básico e Secundário e 7,6% para o Ensino Superior e a Ciência?
- Aponta para uma escola elitizada, segregadora e, no sentido de desresponsabilizar o Estado em relação à Educação, privilegia o privado?
- [Praticamente] se esgota em medidas que visam privatizar o ensino, tais como o alargamento de contratos de associação com privados, a concessão de escolas e/ou da sua gestão ou a aplicação da política do cheque-ensino?
- No quadro da desresponsabilização do poder central em matéria de Educação, pretende transferir ainda mais competências para os municípios, apesar de não prever o reforço de recursos, e para as escolas com a celebração de um ainda maior número de contratos ditos de autonomia?
- Aponta para a imposição de cortes salariais com carácter definitivo?
- Coloca como prioritária a redução do número de funcionários públicos que, segundo algumas estimativas, poderá atingir os 50% dos actualmente existentes, sendo os professores o grupo mais visado nessa redução?
- Deixa implícita a eliminação da organização de carreiras profissionais e pretende rever os modelos de avaliação existentes, instrumentos indispensáveis ao desenvolvimento de processos de penalização e despedimento?
- Pretende transformar a Escola Pública numa grande escola profissional, de matriz dual, copiando alguns dos piores exemplos europeus?
…O teu subsídio de férias, que será pago no Natal, terá cortes que poderão ultrapassar os 60%?
…O governo, que foi derrotado pelos professores nas fortes lutas de Junho, pretende agora retaliar e, numa atitude antidemocrática, tenta impor a proibição de realização de greves que coincidam com períodos de exames ou avaliações finais?
…O governo gostaria que não fizesses greve em 8 de Novembro para, assim, afirmar que as suas políticas e as medidas que concretizam o Orçamento do Estado para 2014 e a dita reforma do Estado estavam legitimadas pelos professores?

A Direção do SPGL
 

Sem comentários: