"Uma paranóia que o Estado Novo não levou tão longe", por André Escórcio
"(...) Um recente texto do Professor José
Pacheco (A Página da Educação) traz à colação a conceituada revista
Science que dedica um estudo sob título: 'A Educação não é uma corrida'.
Deborah Stipek, docente da Faculdade de Educação da Universidade de
Stanford, trabalhou o seu estudo ao longo de 35 anos. A autora denuncia o
facto de os jovens serem treinados para obterem bons desempenhos em
testes e afirma que é aberrante uma educação centrada em resultados
mensuráveis e em rankings. E acrescenta que a preparação para exames
sufoca a formação de uma personalidade madura e equilibrada. A
investigadora sublinha o facto de o sistema de exames produzir
especialistas em provas, prejudicando vidas que poderiam ser
promissoras. 'O sistema actual baseado no desempenho em testes, pode
prejudicar muito a formação de grandes pensadores. Esta forma de ensino
promove um verdadeiro extermínio de grandes mentes. A maneira como a
educação é organizada na actualidade faz com que potenciais vencedores
do Prémio Nobel sejam perdidos mesmo antes da educação básica, já que o
modelo de ensino massacra qualquer outro interesse que não seja o
cobrado nos exames' (...)".
Para saber mais: http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/opiniao/383758-exames-de-1%C2%BA-ciclo-e-a-ereccao-da-inteligencia
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