«(...) Senhor ministro, vai adiantada esta carta, mas a sua “reorganização
curricular” não passará por entre as minhas linhas como tem passado de
fininho pela bonomia da comunicação social. O rigor que apregoa mas não
pratica, teria imposto o único processo sério que todos conhecem:
primeiro ter-se-iam definido as metas de chegada para os diferentes
ciclos do sistema de ensino; depois, ter-se-ia desenhado a matriz das
disciplinas adequadas e os programas respectivos; e só no fim nos
ocuparíamos das cargas horárias que os cumprissem. O senhor inverteu
levianamente o processo e actuou como um sapateiro a quem obrigassem a
decidir sobre currículo: fixou as horas lectivas e anunciou que ia
pensar nas metas, sem tocar nos programas. Lamento a crueza mas o
senhor, que sobranceiramente chamou ocultas às ciências da educação,
perdeu a face e virou bruxo no momento de actuar: simplesmente achou. O
que a propósito disse foi vago e inaceitavelmente simplista. O que são
“disciplinas estruturantes” e por que são as que o senhor decretou e não
outras? Quais são os “conhecimentos fundamentais”? O que são o “ensino
moderno e exigente” ou a “redução do controlo central do sistema
educativo”, senão versões novas do “eduquês”, agora em dialecto
“cratês”? Mas o seu fito não escapa, naturalmente, aos que estão
atentos: despedir e subtrair à Educação para adicionar à banca. (...)»
Para ler a carta completa: http://aventar.eu/2012/06/21/carta-aberta-ao-ministro-nuno-crato/#more-1159105
2 comentários:
Uma dúvida...!?
Crato será o patronímico de CRETINO?!
LoL ... :-))
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