sábado, setembro 10, 2011

11/09 - Que civilização é esta?

Que civilização é esta? ... Não há 11 de Setembro todos os anos comuns?

Que civilização é esta para que nesta data se recordem factos como:

- há 10 anos: o derrube das Torre Gémeas, em Nova Iorque, causando cerca de 3 000 mortos?

- há 38 anos: o bombardeamento do palácio de La Moneda, em Santiago do Chile, para derrubar o regime de Salvador Allende, chefe de esatdo democraticamente eleito, um golpe de estado comandado pelo general Pinochet?

Doze dias passados, morre Pablo Neruda, de tristeza, segundo Isabel Allende em Paula, ao ver o derrube do governo de Salvador Allende (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Neruda).

A 12/09/1977 (há 35 anos), morre na prisão, sob turtura um dos principais activistas negros na África do Sul contra o apartheid, Stephen Bantu (Steve) Biko (http://africanhistory.about.com/od/stevebiko/a/bio-Biko.htm)

Como recordar estes factos sem nos interrogarmos sobre o tipo de civilização que a eles dá lugar?

P.S. [12/09/2011] - Um amigo acaba de e enviar um link que vale a pena acrescentar aqui: http://universosassimetricos.blogspot.com/2011/09/selvagens-de-merda.html - apesar de se saber que há muitas outras guerras por esse mundo fora, levadas a cabo por muitos e variados interesses.

1 comentário:

mfc disse...

Essa é que é essa...
Hoje, quando fiz comentários, recordei a todos que falavam das torres... o assassinato de Allende fomentado pelos americanos!