sábado, março 30, 2013

"The stairs of 'my flowers!'" ... :-)


When I was little and started to walk, I used to say: "These are the stairs of 'my flowers'!"

D'aqui - Ribeira de Maria Afonso (Dois Portos).

quinta-feira, março 28, 2013

"São eles que anunciam o verão ... "





Aos jacarandás de Lisboa

São eles que anunciam o verão.
Não sei doutra glória, doutro
paraíso: à sua entrada os jacarandás
estão em flor, um de cada lado.
E um sorriso, tranquila morada,
à minha espera.
O espaço a toda a roda
multiplica os seus espelhos, abre
varandas para o mar.
É como nos sonhos mais pueris:
posso voar quase rente
às nuvens altas – irmão dos pássaros –,
perder-me no ar.

Eugénio de Andrade

Foto - Largo do Correio-Mor - Lisboa


In Página de Eugénio de Andrade no facebook: http://www.facebook.com/EugenioDeAndrade

quarta-feira, março 27, 2013

"A União faz a força" / "Union makes strenght"

In "Education is the weapon to change the world": http://www.facebook.com/photo.php?fbid=485578108170796&set=a.367977879930820.82201.364346780293930&type=1&theater

sexta-feira, março 22, 2013

terça-feira, março 19, 2013

"Pesadelo de uma noite de inverno!!"

"(...) Quando Passos Coelho disse, em agosto passado, que 2013 ia ser o ano da recuperação, já houve menos gente a sorrir: se calhar era alucinado ou um mentiroso compulsivo. E desde então, com TSU e "aumento brutal de impostos" pelo meio, nem a "ida aos mercados" nos aliviou. Não houve uma previsão, uma que seja, que se tenha mostrado correta, um objetivo, um que fosse, que tenha sido cumprido. Tudo a cair a pique, erros de 100%, desvios que atirariam um aluno de Economia de volta à escola primária. E nem uma remodelação, nem um reconhecimento de erro, nem sequer o Relvas foi posto a andar, senhores. Veio a última avaliação e ninguém sabe que dizer e que fazer, há protestos maciços mas o primeiro ministro diz que não governa pela pressão da rua. (...)"

Para ler mais ... http://jugular.blogs.sapo.pt/3488494.html

segunda-feira, março 18, 2013

Criativity ...


In: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=443144412431289&set=o.271915499553486&type=1&theater
Warp corrugated board in order to create a stylish lamp. Extreme variable. Every day a new look. Due to the heat development use only energy saver bulbs. Original design on Uroborodesign.

sexta-feira, março 15, 2013

Quando chega a "regressão" ...

... vêm pela mão de alguns matemáticos nas "Metas curriculares para o Ensino Básico": "9. Adicionar dois quaisquer números naturais cuja soma seja inferior a 100, adicionando dezenas com dezenas, unidades com unidades com composição de dez unidades em uma dezena quando necessário, e privilegiando a representação vertical do cálculo" ... no primeiro ano de escolaridade, ignorando todo o investimento feito (não apenas financeiro), mas na formação de professores, na atualização dos programas de acordo com as as exigências dos tempos que vivemos, incluindo a melhoria dos resultados no nosso país em termos dos estudos internacionais - PISA, o grande instrumento de referência das políticas educativas no mundo ocidental (apesar de este ser um instrumento de "normalização cultural", para o qual não se pode olhar de forma simplista e acrítica) .

Voltamos a insistir na "mecanização", no saber fazer uma conta, porque isso de perceber para que servem as "contas", o que são as operações, a adição, a subtração, é perigoso: já ouvi isto em algum lado!!

... foi certamente por terem aprendido a fazer contas "privilegiando a representação vertical" que se "esqueceram" que a austeridade faz diminuir a actividade económica e que uma menor actividade económica faz diminuir a receita dos impostos ...

Por isso sempre gostei de fazer contas em "numeração romana", tipo esta:

                                                                                MCMLXXVIII
                                                                           +   MMMDCCLIX

 

Quanto dá? ... :-) ... qualquer coisa como: cinco mil setecentos e trinta e sete.

Devem ter muito medo que deixemos de ter dinheiro para pagar a luz, que as criancinhas só aprendam a fazer contas com calculadora, e, que, em acabando a energia elétrica, não consigamos mais fazer contas de "sumir"?!?  ... sim, porque foi por causa das calculadoras que chegámos ao estado em que nos encontramos, uma vez que os Sr.s ministros, incluindo os seus assessores e restantes membros dos seus gabinetes,só fazem contas em que "privilegiam a representação vertical do cálculo" e ... com o papel e o lápis como artefactos indispensáveis.

A ignorância é mesmo atrevida!!!

P.S. - A tristeza é tanta que só através da ironia e do humor se consegue sobreviver.

quarta-feira, março 13, 2013

"Casa arrumada ..."

 Uma casa é como um país ... não podemos deixar que o "esterilizem", que o "limpem" ...


"Casa arrumada" é assim:

Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os móveis, afofando as almofadas...

Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.

Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...

E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.

Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...

E reconhecer nela o seu lugar.
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Read more: http://www.ovaledoribeira.com.br/2011/07/poema-casa-arrumada.html#ixzz2N59DDupi

terça-feira, março 12, 2013

Time to sing ...

Terreiro do Paço, Lisboa
2 de março 2013

P.S. - Numa exigente semana de provas públicas de doutoramento, ainda cheguei a tempo de cantar a "Grândola"


sexta-feira, fevereiro 15, 2013

"Pérolas" da administração (#2)

"Marcação de consultas no próprio dia? Só por telefone!!"
Esta foi a resposta dada à filha de uma utente de 90 anos, quando se dirigiu ao centro de saúde dos Olivais (Lisboa), presencialmente para esse efeito.

A situação que se seguiu foi caricata:
em frente da funcionário que atendia também ao balcão, utilizando o telemóvel, fez a marcação da consulta, mas agora através do telefone. Até o número de utente que constava do cartão que a funcionária tinha na frente teve que ser ditado pelo telefone.
Esta minha amiga ficou a perceber, depois de fazer a chamada do seu telemóvel, que a funcionária atendeu, antes de a atender a ela, duas outras chamadas que estariam em espera. Era o respeito dessa ordem que estaria em causa e por isso ela teve que fazer a marcação da consulta que pretendia através do seu telemóvel, no face-a-face com a funcionária.

Ao que chegámos?!?

[Trata-se também de um facto real. ]

segunda-feira, fevereiro 11, 2013

"Pérolas" da administração (#1)

"O difícil é sentá-los"... como diria o Eng. Marçal Grilo, sobre o que se passava nas nossas escolas, nas nossas salas de aula.

Nos locais de atendimento ao público da segurança social devia ser uma grande agitação e os funcionários não deveriam parar sentados a atender um cidadão mais do que um minuto. Qualquer coisinha e lá andavam eles em pé, de um lado para o outro, a passear-se: ou seria para irem à casinha, ou para fazerem uma pergunta a um colega, ou para irem buscar um papel, ou para fumar um cigarrito, ou para dar dois dedos de conversa, ou ... O público nem deveria aperceber-se da rebaldaria que era. Tudo se passava para lá de uma cortina invisível que não deixava o público ver o que estivesse por detrás dela ...

Agora sim, agora trabalham a sério, todos os funcionários de atendimento ao público da segurança social:

não se podem levantar do lugar, não têm ordens para isso!! ... nem para ir dizer ao colega, que não tem acesso ao mesmo sistema informático, que aquela contribuição que era devida acabou de ser paga e que está tudo em ordem para este último poder passar uma declaração em como não existem dívidas, que o cidadão precisa num prazo muito curto para poder concorrer a um emprego.

Só lhes deram ordem para não se levantar do lugar, só nos momentos autorizados, por que isso de agilizar processos, são indicações que quem manda nestes serviços desconhece em absoluto e por isso "toca a burocratizar todo o funcionamento, transformando pessoas pensantes em "máquinas procedimentais e processuais", até ao mais ínfimo pormenor!"

[Trata-se de um episódio baseado num acontecimento verídico do qual tive ontem conhecimento, através de uma amiga. Como foram gastas as verbas de formação do FSE no que diz respeito à formação de funcionários e, sobretudo, dos responsáveis da segurança social, referentes ao atendimento ao público e à agilização de processos?]